QUE PRAZER TER VOCÊ AQUI _______________________

LIVRETO DIFÍCIL IDADE


JÁ POSTEI  DE UM OUTRO MODO
MAIS SEI QUE ERA  DE DIFÍCIL ACESSO
ENTÃO TAÍ



(CONTRA CAPA )


Este é um livreto simples , que
além de servir de incentivo
a leitura , chama atenção a uma
das fases mais importantes da
vida . a da nossa formação moral e
intelectual como ser humano e
cidadão .Também chama a atenção
de que esse é o momento de
governos , entidades pública e
privadas ,comunidades e cidadãos
unirem-se para discutir abertamente o
melhor caminho de tornar esse pais
em um lugar , com mais oportunidades
e melhor pra se viver .
Um jovem consciente é
ferramenta afiada na
construção do futuro “.



1
Prefácio

Este é o momento
de cada um avaliar
seu lugar , seu pensamento
do tema que está no ar
importante , um grande evento
vamos nos posicionar

Seja como pai ou mãe
professor , gente de mídia
escola , e quem compôe
essa etapa da vida

E pra você que está passando
por esse momento incrível
personalidade formando
não é idade difícil
é o mundo se apresentando
para um novo individuo .

Evaldo Abadio Caetano


2
Difícil Idade


Enquanto cai a tarde
de mão no queixo , me ponho a pensar
o mundo é novo , e o que invade
é uma vontade de gritar


Que força eu tenho !!
e sou menino , não mais criança
em tudo eu penso , vou escrevendo ,
e sobra empenho e confiança


Nos meus cabelos um convite ,
pra revelar os meus desejos
é o mundo , a moda , mais acredite
pra te contar , só meu espelho


Estou mudado , corpo e mente
não entendi mais fico firme
não sou culpado , nem inocente
minha evidência é o meu regime


Tô descobrindo novos caminhos
novos desejos e sensações
não sei direito o que eu sinto
sobre as meninas e as canções

3
Tenho meus ídolos e sou fiel
é um exemplo , espelho pra mim
e identifico com meu papel
será que um dia vou ser assim


Tô assustado com a violência
e penso sempre o que fazer
tem gente jovem , já com sentença
outros não param de morrer


Não acredito que seja sorte
têm coração , e são tão jovens
ciume , droga , de arma o porte
trânsito , moto e automóveis
vem sendo a causa de sua morte


Valor na vida , esse o caminho
pra em todo campo , fazer sucesso
ser bem intenso , devagarinho
no sonho , no amor e até no sexo
pois cada flor tem seus espinhos


Tô vendo gente ignorar
os sentimentos e perder a paz
e o outro sexo , não respeitar
e dizem que isso , a vida é quem faz


4

Procuro sempre uma resposta
pro meu conceito que é do momento
algumas coisas me abrem porta
outras parecem , tão me escondendo


Se agente estuda é pra crescer
também na fé pude aprender
me ensinaram fazer uma prece
na hora de dormir , e ao amanhecer
e a força Deus prevalece


Acordo cedo , começo o dia
ouço do quarto minha familia
meu pai arruma sua mochila
minha mãe penteia , a pequenina


Sinto que estão cuidando sempre
da nossa casa bem consciente
eu imagino tem tanta gente
que não tem pai ou mãe presente


Outros vivem bem no meio
de um casal que não deu certo
só disputa e desrespeito
um filho não é objeto
sofre muito , é desgastado
perde a causa num processo
deveria ser poupado .


5

Não sei porque ultimamente
tô me sentindo bem chateado
tudo continua como sempre
mais eu , eu não estou conformado


Meus pais trabalham com tanto empenho
eu não entendo tanta aversão
ultimamente , nem meus desenhos
eu já nem vejo televisão


Só pra não ver a propaganda
do vídeo game que eu tanto quero
meu pai falou a vontade é tanta
mais eu não posso , te sou sincero


Que mundo é esse que me oferece
tudo que eu não posso comprar
tenho um amigo que tem um desse
só conseguiu por trabalhar


Meu pai falou , eu comecei
a trabalhar bem muito cedo
e no final não estudei
e me faz falta , agora eu vejo
grande mancada , eu me enganei


6
Televisão me mostra um mundo
gente bonita , imensidão
palavra cega , pra quem é surdo
e sem poder de aquisição


Tenho vigor , trabalho e estudo
eu já tomei a decisão
meu pai lembrou , de um estatuto
que não concorda com isso não


Não concorda , mais não explica
nem o meu pai soube dizer
que o conteúdo significa
que o meu direito tem de valer


Na minha idade , escola é tudo
tenho direito ao meu lazer
para uma carreira eu escolher
se eu trabalhar o tempo é curto
a menos que o meu trabalho tenha a ver
la no futuro , com o que eu estudo


mais se eu trabalhar pro imediato
um tênis , uma calça , um DVD
sem uma meta ter programado
vou ser mais um acomodado
e o meu tempo vou perder

7
Talvez eu pare até de estudar
para melhor comprometer
um grande esforço , vou transpirar
e só depois vou entender


Trabalhei tanto e escolhi mal
não tenho campo , nem profissão
assalariado ou informal
bem que eu podia ser patrão
ou um importante profissional


Vejo os colegas da minha rua
ainda agora jogamos bola
e cada conversa só continua
com novidade a cada hora
muito cuidado com a escolha sua
tem muita mãe , que agora chora


Tem gente estranha de papo novo
mais o meu pai já alertou
se é novidade espera um pouco
pois muito jovem , já se afundou


Sempre procuro seguir meus pais
mais companheiro como evitar
o meu amigo que agora cai
faltou alguém para alertar

8
Esse perigo tem cara boa
vem te falando que te renova
ilude tanto faz da pessoa ,
da própria vida , uma droga

Dá até serviço , exemplos claros
impunidade , grade ou caixão
dá nome falso , moto e carro
primeiro nome é avião
é uma escolha que custa caro
uma terrível decisão


Vai na escola , no condomínio
tem cara , música e até rima
grande ilusão causa fascínio
está presente em muita esquina
destro e o sonho de menino


Quantos na hora de escolher
o seu caminho , o que ele sente
vão sem pensar , não podem ver
que se enganam inteiramente


Mais eu , tô escolhendo o que eu quero
e milhões de hormônios a me excitar
acho que estou sendo sincero
falo as vezes sem pensar


9
Pela gata linda da minha rua
apaixonei , mais sou um poço de timidez
que corpo lindo , uma doçura
hoje eu a vi , e apavorei
é só me ver , e ela insinua
falta coragem nunca falei


Alguns amigos vivem contando
o que fizeram com namoradas
e cada história vai pressionando
eu sinto que eu , não estou com nada


Meu previlégio , é gostar de ler
informação , busca , equilíbrio
eu descubri que cada ser
tem o seu tempo pra ser vivido


Bem muito mais , pude aprender
é tanta coisa , besta e absurda
que eu já escutei até os mais velhos dizer
que é mentira , bem cabeluda


Eu tenho um amigo , que é pai menino
uma familia bem prematura
chora a criança no seu bercinho
de pai e mãe sem formatura


10

Quem é que dá , a informação
do sexo seguro , qual o momento ?
para as doenças a prevenção
sem consequência , nem sofrimento


A gente vê , que muitos pais
não sabem mesmo nem se cuidar
televisôes , todos canais
poucos se prestam a explicar


Nessa idade o corpo pede
pende a cabeça , se paga o preço
e se um deslise se comete
pra mim não é , faltar respeito


O que é preciso é a consciência
de que a decência se traz de berço
valorizar-se na adolescência
a alma , o corpo e o desejo


Bola de gude e soltar pipa
ainda faço com muito gosto
tenho um colega que teima e fica
teclando sempre , esse é seu jogo
pulando etapa da sua vida


11
De vez em quando vou na lan house
fazer pesquisa lá da escola
queria mesmo meu próprio mouse
e o orçamento não dá agora


Ouvi falar que é um perigo
a internet , que é indispensável
gente mentindo , que é amigo
com atitude nada saudável


Devemos sempre ser educados
com os mais velhos ter mais carinho
cada velhinho tem seu passado
fez da história do seu caminho
tudo que a gente tem encontrado


Sei não é fácil se distinguir
onde é o certo , onde é o errado
o que é bom , o que é ruim
o que faz mal , o que é saudável
e a consciência me diz assim


A água é o maior tesouro
exercícios , terapia , meditação
ser ou ter , paz e ouro
qual o futuro da civilização ?
Não quero ser só mais um tolo

12

Mente sã , corpo são
só me resta uma certeza
cuidar da alimentação
preservar a natureza
só faz bem pro coração
de quem tem boa cabeça


Já comecei ir pra balada
um corpo são , mente confusa
eu não me meto em confusão
mais tem colega que sempre abusa


Meu pai não tem como me buscar
o que pra mim , não seria mico
e se a minha mãe telefonar
eu logo atendo , é um prestígio


O do táxi , eu tenho sempre
pra na hora de voltar
fugir de inconveniente
quanto a festa acabar


Bebida tem , e é de graça
e rola de tudo um pouco
mais pra curtir só me basta
esse momento valioso

13
Em que eu estou descobrindo
meu corpo , meu jeito , meu lugar
e mesmo alguém insistindo
não deixo me enganar


E a escola ? Ha!! a escola me surpreende
e lá sei é o lugar
de encontrar com muita gente
e uma identidade poder formar


Seu papel , segue um caminho
fácil de identificar
segue o ano inteirinho
a programação curricular


Mais um segredo eu descobri
se a escola abre as portas
de um mundo , que eu nunca vi
da a vida , boas novas
e dá campo pra investir


Com essa idade eu me visto
e faço questão de me ver
de um jeito bem chamativo
para todo mundo entender
não quero ser excluído


14

As mesmas roupas , mesmas músicas
as tribos de sentimento
trazem pra escola , lá das ruas
o chamado movimento


Espero que a escola sinta
meu tempo , e meu momento
quero mais que ela reflita
e me seja um complemento


Na mesma escola encontro
o esporte que sinaliza
uma chance , mais um ponto
pra fazer boa investida


A cultura , ela nos proporciona
e que seja de forma aberta
com certeza é uma soma
nessa nova descoberta
e muita gente se encontra


Eu sei que um professor
é do tempo de meus pais
e dispensam seu suor
com salários desleais


15

Só enxergam o que aprenderam
de gente da minha idade
e juro também sofreram
pra ter essa identidade


Enquanto isso , agressiva
a televisão , sem trégua
faz de mim um consumista
que é pra não fugir a regra
e inverter valor na vida


Se eu trabalho , estudo a noite
a carreira é como eu disse
eu corro e só levo coice
e isso é pura tolice


Mais se estou me formando
identidade , personalidade , amor próprio
respeito aos outros , meta e plano ,
não sei onde eu me coloco


Meu foco , meu fogo , os olhos
onde deixar meu coração
o que é de verdade , ainda não posso
fazer total distinção


16

Onde divido os conceitos
onde eu abaixo a cabeça
onde respeito meu jeito
não importa o que aconteça


Por isso sou tão fugaz
dando minha opinião
imagem que é demais
escondendo a indecisão


Quando será , que amadureço ?
e peço que não me diga
que só serei maduro
quando formar minha própria família


Sou hoje muito importante
futuro , sem forma ,a talhar
se me torno ignorante
ou se posso melhorar


Sou criança , ou já sou grande ?
e essa idéia de arborescente ?
será que vem de muito antes
por que usam , pra taxar a gente ?
não me julgue pelo semblante
e não seja indiferente

17

Eu não sei qual é a formula
mais na vida eu acredito
e a ideia que renova
e me deixa envaidecido
tô passando pela prova
de uma idade difícil.


Mais o mundo esta aí
para a gente melhorar
e pra gente evoluir
e a vitória conquistar
escola , trabalho , sorrir
não podemos desistir
de nos jovens confiar


Nós seremos no futuro
a soma de nossas escolhas
e não é difícil eu juro
levar a vida numa boa
avalie , acredite ,ame muito
e serás grande pessoa
podendo mudar o mundo .




18
Biografia

EValdo Abadio Caetano

Começou a trabalhar aos 7 anos de idade . trabalhou como vendedor de xup xup , numa fábrica de flores , num varejão de verduras , oficina de moto e em serviços rurais.
Plantou , colheu e secou café (pau de arara) . Aos 14 anos entrou para o comércio , trabalhando como pacoteiro numa grande rede de lojas onde permanecendo por 11 anos foi auxiliar de expedição ,auxiliar administrativo , caixa e vendedor , sendo indicado para o treinamento de gerentes.
Em 1998 passou a trabalhar em serralheria , e em 2002 após ter passado em um concurso dos correios e não ser contratado pelo motivo pé plano, começou a
 trabalhar numa entidade de classe,onde hoje trabalha .
Estudou até 1991 completando o ensino médio
( técnico em contabilidade ) .
Hoje está casado a 19 anos , tem um filho de 11 anos
 a quem dedica esse trabalho que simples chama atenção a uma das fases mais importantes da vida . a da nossa formação moral e intelectual como ser humano e cidadão .tambémpara chamar a atenção de que esse é o momento de governos , entidades pública e privadas ,comunidades e cidadãos unirem-se e discutir abertamente o melhor caminho de tornar esse pais um melhor lugar pra se viver .



0 comentários:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO COMPLETA ESSE TRABALHO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...